Alguns termos que estão aparecendo em segurança de informação

Como todos sabem eu gosto de usar exemplos do nosso cotidiano para explicar alguns termos e siglas em Informática e vou tentar fazer isso aqui para explicar três termos de segurança de informação:


AUTORIDADE CERTIFICADORA – Imagina um Cartório, esses que nós temos para registrar documentos e etc. Na internet temos empresas que realizam mais ou menos esse mesmo trabalho só que de forma virtual, ou seja, essa empresa emite Certificados Digitais que garantem a autenticidade do documento em questão e que assim como um cartório real todos os utilizadores confiam plenamente.

CERTIFICADO DIGITAL – Quando uma Autoridade Certificadora emite um Certificado Digital ela esta garantindo que o emissor de uma mensagem ou documento é realmente original e sendo assim o documento é verdadeiro e original.

ASSINATURA DIGITAL – Assinar um documento de forma digital significa colocar nesse documento um código que identifica o remetente da mensagem. Nesse caso o documento é criptografado com a chave privada do usuário, criando assim uma espécie de assinatura digital que para ser aberta precisa da chave pública.


Para ler mais sobre o assunto clique nesses links:

Assinatura Digital

Certificação Digital

Codificando Mensagem

e-CPF / e-CNPJ

Simulado de Word 2010/2016

 Segue novo simulado