Camadas da Rede - OSI

Pessoal sabemos que para uma rede de computadores trabalhar de forma correta a mesma é dividida em 7 camadas, cada camada de uma rede de computadores é responsável por um etapa do processo de envio e recepção de dados e todas trabalham de forma sincronizada. Veremos a seguir quais são essas etapas: Camada Física, Enlace(ligação das informações), Rede, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação. Esse tipo de rede é chamada de OSI* (veja no final deste o que significa). E para que possamos entender um pouco melhor como esse organismo trabalha vou tentar colocar a baixo qual a função de cada camada de uma forma muito simples ok.

1 - Física - Cuida da parte de cabeamento, parte elétrica da rede e com isso controla a quantidade e qualidade dos sinais que trafegam.
2 - Enlace - Essa camada é responsável pela coordenação da transmissão dos dados, verifica possíveis erros da parte física e faz a conexão dos sistemas para a troca de dados.
3 - Rede - Define o caminho por onde as informações irão trafegar na rede.
4 - Transporte - É a parte da rede que cuida do envio dos dados.
5 - Sessão - Essa camada é responsável pela troca de dados, ela cuida do início e do fim da comunicação entre as redes.
6 - Apresentação: Converte os dados recebidos comprimidos em dados que os protocolos entendam fazendo assim como que redes diferentes possam conversar e trocar informações.
7 - Aplicação: É a camada onde os protocolos trabalham é nessa camada que atual o DNS, Telnet e sendo assim define qual protocolo deve ser utilizado em cada operação.

Como notamos acima eu procurei ser muito simples na colocação de cada conteúdo para que fique um pouco mais fácil lembrar de cada um deles e qual a função na rede, é lógico que um estudo mais profundo sobre essas camadas da rede OSI seria interessante e aconselho, porém como sempre lembro nós estamos nos preparando para Concursos Públicos e na maioria dos casos o tempo não é um bom amigo e sendo asim procuramos sempre resumir ao máximo.

*OSI foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. Sua arquitetura é chamada OSI (Open Systems Interconnection), Camadas OSI ou Interconexão de Sistemas Abertos.

Para quem deseja conhecer mais, aqui vai um link que ilustra de forma melhor o que vimos acima.

Simulado de Word 2010/2016

 Segue novo simulado