Termos que aparecem em concursos sobre Segurança de Infomação: Keyloggers , Phishing , Scam , etc...

Vírus – Esse é chato e comum porém sabemos que vírus ou software malicioso são programas que entram em nossas máquinas com a função de destruir e danificar nossos arquivos e sistema.

Cavalo-de-tróia – Sabemos que o Cavalo de tróia tem como função abrir portas para invasores nas nossas máquinas, para isso um antivírus atualizado ajuda a resolver. A entrada desse tipo de praga na máquina é bastante comum por e-mail e pen-drive por exemplo.

Firewall – O escudo que tenta proteger nossas máquinas contra invasão, o Firewall é o único software de segurança que vem instalado no Windows(padrão) e tenta proteger a máquina contra invasão, porém um cavalo de tróia pode facilitar a vida do invasor e sendo assim cuidado com o que você abre na sua máquina.

Spam - Quando recebemos aquelas propagandas em nosso e-mail e que não pedimos é considerado SPAM, ou seja, propagando indesejada. Isso é o que mais incomoda os usuários hoje em dia. Quem manda esse tipo de mensagem é chamado de Spammer.

Keyloggers – A função desse tipo de spyware é capturar tudo que o usuário digita ou tecla e com isso ele rouba seus dados e os envia aos seu dono (hacker) que usa então os dados para saques e compras on-line.

Scam – O Scam é um e-mail que leva o usuário para um site falso. Geralmente o usuário recebe um e-mail pedindo que ele vá para outra página como promoções de lojas e etc...com isso o usuário clica no link falso e é enviado para tal site para roubar dados do mesmo.

Spyware – Como forma de rastrear os gostos de usuários online, empresas de propaganda desenvolveram um programa leve que se instalava no PC do usuário sem sua permissão e monitorava quais eram os sites mais visitados.

Phishing – São mensagens falsas com a intenção de enganar os usuários fazendo com que os usuários digitem seus dados no suposto e-mail e depois disso usam os dados dos usuários para fraudes. Geralmente esse tipo de ação vem com e-mails pedindo recadastramento em algum site oficial ou bancos. O Phisshing pode ser um site falso onde o usuário é levado e enganado digitando seus dados que serão usados em crimes virtuais.

Patch – Quando uma empresa solta um software para venda ou teste é lógico que serão encontradas falhas nos mesmos então para corrigir essas falhas essas empresas soltam os “remendos ou correções” que chamamos de Pacth.

Simulado de Word 2010/2016

 Segue novo simulado